Reprodução natural: fato ou ficção?

 

A grande maioria das gravidezes no mundo ocorre naturalmente, sem que a fertilidade necessite de algum auxílio médico para se manifestar. 

O estudo da reprodução natural  tem permitido otimizar o processo. Já é conhecido que a chance de gravidez natural varia com a idade da mulher, atingindo o máximo entre os vinte e trinta anos e se reduzindo à metade próximo aos quarenta anos. 

Além disso, a mulher não é fértil durante todo o ciclo menstrual Dai a importância de se conhecer, pelo menos aproximadamente, o dia da ovulação.

Qual o período ideal para ter relações?

Entre um e dois dias antes da ovulação; considera-se que a "janela de fertilidade" (período fértil da mulher) seja do sexto dia antes da ovulação até o dia em que a ovulação ocorre. Curiosamente, a fecundidade cai no dia da ovulação.

A quantidade de relações influi na taxa de gravidez?

A chance de gravidez aumenta com o número de relações no período fértil. Se houver uma relação diária, a cada dois dias ou a cada três dias, a fecundidade será a mesma. A chance é menor se houver apenas uma relação no período fértil.  

Aspectos ligados ao coito

Não há evidências de que existam posições, durante o coito, que favoreçam a gravidez. Da mesma forma, parece não haver relação ente o orgasmo feminino e a chance de gravidez. E também não existe relação entre a forma de realizar o coito e o gênero do bebê.

Outros fatores, do cotidiano do casal

dieta: não há evidências de que exista, especificamente, uma "dieta da fertilidade". A alimentação saudável melhora a saúde como um todo, acreditando-se que possa influir positivamente também na fertilidade.

fumo: afeta negativamente a fertilidade, reduzindo a reserva ovariana e aumentando  o risco de abortamento. Também colabora para redução da concentração de espermatozoides.

álcool: seu efeito na fertilidade parece depender da dose ingerida.

cafeína: o uso moderado (até duas ou três xícaras por dia) parece não ter efeito na fertilidade. Consumo de 500 mg (cinco ou seis xícaras de café) ou mais, por dia, está associado a decréscimo da fertilidade.


Fertil Steril 2022;117(1),5359



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reprodução assistida: o preparo psicológico

Infertilidade: o culpado!

Estresse, ansiedade ........e a fertilidade?