Afinal, o que é um embrião?


 EMBRIÃO NORMAL

A figura mostra um espermatozoide (SPM) e um óvulo (OVL), cada um com três cromossomos (I, L e v). A união desses dois gametas vai formar o zigoto, que tem seis cromossomos, três de cada um dos gametas.

O zigoto vai se dividir e formar duas células iguais a ele, essas duas células também se dividirão e assim por diante. Próximo ao quarto dia após a união dos gametas, é atingido um primeiro estágio do embrião: a  mórula (entre 16 e 32 células).

No quinto dia do desenvolvimento, abre-se uma cavidade na mórula, formando-se o blastocisto: é nesse estágio que grande parte dos embriões são transferidos para o útero, na fertilização in vitro.

EMBRIÃO ALTERADO

Durante a formação do embrião, podem surgir defeitos. As células 1 e 2 tem número de cromossomos diferentes: uma com sete, e outra com cinco cromossomos (em vez dos seis que deveriam ter). Em geral, essas células degeneram durante o desenvolvimento, mas podem continuar se dividindo, e formar embriões com defeito genético.

EMBRIÃO HUMANO

As células humanas contém 46 cromossomos, 23 do óvulo e 23 do espermatozoide. Esses cromossomos são numerados de 1 a 22: o 23º é o cromossomo sexual, X (óvulo) ou Y (espermatozoide). .

Durante a formação do embrião humano podem ocorrer defeitos na separação dos cromossomos e, se as células defeituosas se desenvolverem, haverá um embrião com defeito genético. Um caso mais comum é o da síndrome de Down ("mongolismo"), em que o cromossomo de número 21 aparece três vezes em cada célula, ao invés de duas.

Quando se fazem  testes genéticos do embrião,  retiram-se células do blastocisto para estudo dos cromossomos (contagem, pareamento, defeitos na estrutura, etc...), o que melhora o prognósticoem reprodução assistida.

No entanto, apesar do aperfeiçoamento cada vez maior desses testes, podem ocorrer resultados falsos positivos e falsos negativos, de forma que os testes não são uma garantia absoluta de normalidade genética do embrião.

American College of  Obstetricians and Ginecologists  Comitee Oppinion -VOL. 135, NO. 3, MARCH 2020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reprodução assistida: o preparo psicológico

Infertilidade: o culpado!

Estresse, ansiedade ........e a fertilidade?